Quote of day #005
Tenho pensado muito nesta questão de um viver criativo, principalmente objetivando um viver que possa ter o sofrimento transformado (não eliminado, porque ele é inevitável) para que nasçam daí caminhos e possibilidades para uma vida feliz e com contentamento.
O que esse pensamento (que passa por vários autores, desde Freud, Winnicott, Dejour, Frankl e outros) se propõe como caminho é a transformação da realidade com o poder da criatividade, ou seja, viver de modo criativo.
O sofrimento estará ali, as funções, as disfunções e todo o corpo da relação ainda continuará, mas é preciso aprender a viver de maneira a desfrutar dessa experiência, da experiência da vida, de ser humano de forma consciente. Uma vida que não existe para a consciência, mas quer viver para fora da sua própria realidade, sublimando coisas, deslocando eventos e situações é uma existência que não vale a pena. De forma geral, quando se está em sofrimento apenas tendemos a reagir às situações.
O que o viver criativo deve nos ajudar a fazer é colocar a nossa vida no centro do olhar (esqueça o egoísmo e lembre-se de que para se relacionar com outros e amá-los é preciso amar a si primeiro – a máxima é verdadeira: ame ao seu próximo como você ama você mesmo) e não as circunstâncias ou aparelhamentos de fora. A ideia central seria transformar o seu mundo, recria-lo onde ele mesmo se encontra, com todas as situações inevitáveis, mas conseguindo prazer por estar vivo, por existir e assim a vida resultará não apenas num peso a ser carregado, mas num meio para que se viva com alegria e contentamento.
O fato de existir é o centro desta questão. Deus nos criou para que tenhamos vida e vida em abundância. Você e eu existimos. Estamos vivos. Fomos criados para a vida e não para a morte. Esse fato, puro e simples, deveria nos mover na direção da transformação da nossa realidade, porque principalmente a máxima existencialista deve ser invertida por nós: pensamos em fazer coisas, trabalhar, estudar e tantos outros afazeres, para então podermos ser alguma coisa – fazemos uma graduação para podermos nos transformar em um agente de alguma área do saber. O ser deve vir antes de fazer. Estamos vivos e isso deve ser o motivo para sermos e daí para fazermos qualquer coisa baseado neste ponto que não pode ser alterado: nossa vida existe, fomos criados e estamos aqui e conscientes.
O sofrimento pode ser criador ou patogênico. Esse, o patogênico, surge quando parece que não temos saídas, quando tudo que tentamos já deu, quando chegamos no fundo do poço. Quando já exploramos tudo e não encontramos mais recursos para nos defender das situações e estamos prestes a entregar os pontos.
Transformar o sofrimento criativamente parece ser a máxima de Deus e me lembro da mensagem que Deus transmite para o seu povo no Antigo Testamento e pode ter uma aplicação em nossa própria vida. Veja o 3 e 4 de Isaías 43, na versão da Bíblia feita por Eugene Peterson, A Mensagem: “Quando estiverem atolados até o pescoço em problemas, estarei lá com vocês. Quando estiverem atravessando águas profundas, vocês não se afogarão. Quando estiverem entre a cruz e a espada, não será um beco sem saída – porque eu sou o Eterno, o seu Deus pessoal, o Santo de Israel, o seu Salvador”. E ainda: “Vocês significam muito para mim! Sim, eu os amo tanto assim! Eu venderia o mundo inteiro para comprar vocês de volta; trocaria a criação inteira só por vocês”. Consigo enxergar aí esse viver criativo, Deus mostrando ao seu povo que a vida deles é importante e que ele estaria pessoalmente envolvido com cada coisa. Deus nos amou assim também, não vendeu o mundo ou trocou a criação por nós, mas deu a si mesmo, em Cristo, sua vida, sua morte, seus desejos, sua vontade, seu amor a cada um de nós. Ele fez a mesma coisa conosco que fazia com Israel, então podemos aplicar esse viver criativo de Cristo, quando ele encara o seu sofrimento de frente e transforma ele num motivo de louvor e vida para a eternidade.
Que tal vivermos assim, para Deus, mas também para nós mesmos e para aqueles que estão ao nosso redor?
É possível !!!